Leblon: 21 2540-0612
Barra da Tijuca: 21 2430-9291

Alergia à picada de insetos

Diversas espécies de insetos podem provocar reações alérgicas, que geralmente são locais. Este é o caso de mosquitos e pulgas, cuja saliva costuma ser a causadora da reação alérgica. As lesões da pele podem ter início em poucos minutos ou em horas após a picada. Normalmente acometem o rosto, braços e pernas, e são acompanhadas de coceira. Também podem levar ao aparecimento de escoriações, infecção no local e lesões residuais esbranquiçadas ou hiperpigmentadas.

A outra classe de insetos que pode provocar alergia é da ordem Hymenoptera, constituída por abelhas, formigas, vespas e marimbondos. Nessa situação, ocorre uma reação alérgica ao veneno liberado por esses insetos. As reações podem ser locais (inchaço, vermelhidão, dor e coceira), ou sistêmicas (urticária, náuseas, dor abdominal, inchaço, falta de ar, taquicardia, tontura e desmaio).

Na Call Clínica, os casos de alergia à picada de insetos são avaliados por médicos especialistas da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). O tratamento é baseado em vacinas (imunoterapia) específicas para cada caso.