Leblon: 21 2540-0612
Barra da Tijuca: 21 2430-9291

Asma

É uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores (pulmão), que leva a uma contração dos músculos que envolvem os brônquios e gera dificuldade na entrada e na saída do ar. É geralmente reversível, mas em casos extremos pode ser irreversível.

A asma alérgica pode ser causada por poeira, pelos de animais e pólen; a asma induzida pode ser causada por exercícios, ar frio e infecções virais, já a asma ocupacional está relacionada ao local de trabalho, causada por vapores e gases.

A doença é caracterizada por períodos de exacerbação e remissão dos sintomas, como falta de ar, tosse persistente, dor e chiado no peito. O diagnóstico é realizado com base na história clínica do paciente e na realização de exames como teste cutâneo de leitura imediata (para saber quais são os alérgenos envolvidos), prova de função pulmonar e pico de fluxo (para avaliar capacidade pulmonar).

O tratamento é feito através de medidas de controle do ambiente, manutenção com medicações inalatórias de corticoides, medicações de resgate para momento da crise, como os broncodilatadores através de bombinhas ou nebulização, e imunoterapia específica para os alérgenos.