Leblon: 21 2540-0612
Barra da Tijuca: 21 2430-9291

Dermatite de contato

Dermatite de contato (DC) é uma doença inflamatória da pele, causada por substâncias que podem estar presentes no ambiente de trabalho ou não ter nenhuma relação com a profissão, estando relacionada nesse caso ao uso de medicamentos e cosméticos, ou à atividades de lazer e ao uso de tatuagens, entre outras causas.

O quadro clínico mais recorrente é uma lesão do tipo eczema, localizada na região que fica em contato com o agente desencadeante. Os locais onde costuma aparecer são os que têm maior exposição ao meio ambiente, como mãos, pés, face e pescoço. A doença é mais comum em adultos.

O diagnóstico é feito através das queixas e análise do quadro clínico. O teste de contato ou teste epicutâneo é o método mais eficiente para confirmar o diagnóstico correto da dermatite alérgica de contato. O resultado positivo a certa substância, relacionado com a história clínica do paciente, identifica os elementos que em contato com a pele são capazes de desencadear a doença. A ausência de testes positivos em pacientes com quadro sugestivo de dermatite de contato sugere a hipótese diagnóstica de ação irritativa da substância na pele. A avaliação e o diagnóstico corretos são feitos após consulta, realização do teste e interpretação do médico alergista.