Leblon: 21 2540-0612
Barra da Tijuca: 21 2430-9291

Herpes Simples

A Herpes Simples é uma das infecções contagiosas mais comuns atualmente. É caracterizada pelo aparecimento de bolhas pequenas que ardem e doem, normalmente expostas em regiões como lábios e genitália. Geralmente, é transmitida através do contato direto com uma pessoa contaminada.

O vírus do Herpes Simples pode ficar latente durante muito tempo, até a doença ser desencadeada por fatores como estresse, ansiedade ou exposição solar excessiva. O herpes simples pode ser dividido em Tipo 1 e Tipo 2, sendo o primeiro tipo mais comum, sendo frequente o contato com o vírus ainda na infância. As lesões normalmente aparecem nos lábios, no interior da boca, no olho e até no cérebro, quando recebe o nome de meningoencefalite. Já o vírus da Herpes Simples tipo 2 é transmitido sexualmente. Os principais sintomas são coceira e feridas na genitália. Porém, algumas pessoas podem não sentir nada, com sinais latentes.

A doença não tem cura, mas os sintomas podem ser controlados através do uso de medicação. Exames de sangue para anticorpos de HSV, teste de anticorpo fluorescente a partir das células extraídas da lesão e cultura viral da lesão são alguns procedimentos realizados para chegar ao diagnóstico da doença.