O que faz um médico alergista?

médico alergista Call Clínica

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 40% da população mundial sofre com algum tipo de alergia. Podendo surgir em qualquer idade, fatores hereditários são um papel fundamental nesse desenvolvimento.

Estima-se que se um indivíduo possui algum tipo de doença alérgica, seu filho terá um risco de 48% de desenvolver alergia, e esse número chega a subir para 70% caso ambos os pais sejam alérgicos!

As alergias são desenvolvidas quando o sistema imunológico de uma pessoa reage exageradamente a substâncias que geralmente são inofensivas.

A primeira vez que uma pessoa é exposta a um alérgeno, geralmente não experimenta uma reação. Muitas vezes, leva tempo para o sistema imunológico desenvolver uma sensibilidade à substância.

Com o tempo, o sistema imunológico aprende a reconhecer e lembrar o alérgeno. Ao fazer isso, ele começa a produzir anticorpos para atacá-lo quando ocorre a exposição. Esse acúmulo é chamado de sensibilização, e é nesse momento que ocorrem os sintomas da alergia.

Como ocorre uma reação alérgica?

Os alérgenos podem causar uma reação alérgica quando caem sobre a pele ou os olhos ou quando são inalados, ingeridos ou injetados. Alguns dos mais comuns são:

• Como parte de uma alergia sazonal (como a febre do feno), quando há a exposição de substâncias como o pólen de árvores, de grama ou ervas
  • Ao tomar um medicamento (alergia medicamentosa)
  • Quando ocorre a ingestão de certos alimentos (alergia alimentar)
  • Desencadeada pela inalação de poeira, pelo de animais ou mofos (alergia durante todo o ano)
  • Pelo toque de certas substâncias (como látex)
  • Picadas de insetos (como ocorre em reações anafiláticas e no angioedema)

Qual o papel do médico alergista?

O alergista é o médico especializado em diagnosticar, investigar e tratar as doenças alérgicas, incluindo a asma, sendo um papel fundamental no controle desta condição.

Como as alergias são uma reação exagerada do sistema imunológico, os alergistas possuem um conhecimento profundo de como seu corpo combate as infecções para tratar a hipersensibilidade que leva às alergias.

Eles são treinados em relação à prevenção, ao diagnóstico e tratamento dos problemas relacionados ao sistema imunológico, como as doenças alérgicas, a asma, as deficiências imunológicas congênitas, as doenças autoimunes e, até mesmo, a AIDS!

Ao contrário do resfriado comum, uma doença alérgica não é uma condição passageira, e sim uma condição que deve ser tratada corretamente para que haja o controle durante a vida do indivíduo.

Uma vez encaminhado ao médico alergista, o paciente é conduzido a uma entrevista completa, incluindo perguntas sobre seus sintomas, histórico familiar e características dos ambientes doméstico e de trabalho.

Além disso, indicará a realização de uma bateria de exames, como testes cutâneos ou exame de sangue, e qualquer outro que seja necessário. Todos esses passos ajudarão na realização do diagnóstico correto de sua doença alérgica.

Com o diagnóstico pronto, ele trabalhará com um tratamento específico e personalizado para ajudar na prevenção de sintomas e na prescrição de medicamentos e dispositivos que ajudarão no controle eficaz da alergia.

Na dúvida, sempre marque uma consulta! Será um prazer lhe atender.

Veja outros posts

Entenda melhor a reação alérgica que atinge adultos e crianças!

Saiba mais sobre a Dermatite Atópica

Entenda melhor a reação alérgica que atinge adultos e crianças! No artigo de hoje, você confere mais informações sobre a Dermatite e a importância

Você conhece quais são os tipos de alergia ? Saiba agora os principais tipos !

Conheça os tipos de alergia mais comuns

A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico após a exposição a uma série de agentes, em indivíduos predispostos geneticamente. É também chamada