Leblon: 21 2540-0612
Barra da Tijuca: 21 2430-9291

Dermatite atópica

A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória de caráter crônico, clinicamente caracterizada por coceira, lesões descamativas e escoriações. Sua manifestação clínica é peculiar e variável de acordo com a idade do paciente. A DA acomete principalmente crianças e tem início precoce. A DA é um dos mais comuns distúrbios da pele em bebês e crianças, com início nos primeiros seis meses de vida em 45% dos indivíduos afetados e até o primeiro ano de vida, com 60% dos indivíduos afetados. Até os cinco anos, a maioria das crianças alérgicas (85%) com DA estarão comprometidas e com manifestações clínicas. Raramente a DA perdura até a idade adulta e poucos pacientes iniciam o quadro clínico nessa fase.

As duas características clínicas mais marcantes são a coceira (prurido) e pele ressecada. Em decorrência do intenso prurido, podem haver escoriações por toda a pele. Na criança, é mais comum as lesões surgirem na face, podendo se estender para pescoço, tronco e superfície extensora dos braços. Nos adultos, as lesões são mais comuns nas superfícies flexoras, principalmente atrás dos joelhos, pescoço, punho, tornozelo e dobras antecubitais.

O diagnóstico da DA é clínico. Geralmente há outras condições alérgicas associadas, como rinite, asma e alergia alimentar. Para uma investigação adicional, podem ser realizados testes cutâneos alérgicos. Na impossibilidade de realizá-los, podem ser feitos exames de sangue específicos. O tratamento requer medidas como cuidado e hidratação da pele e, se possível, identificação e tratamento através da eliminação dos fatores alérgicos, irritantes, climáticos que desencadeiam e exacerbam a coceira.