Alergia: saiba tudo sobre esta condição

Alergia

Compartilhe o Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Tem notado marcas vermelhas no corpo, pigarro ou alterações na sua respiração? Cuidado, pois pode ser uma alergia e, como tal, precisa de tratamento.

Por isso, a Call Clínica traz, no post de hoje, tudo sobre esta condição e deixa o alerta: procure o médico sempre que surgir os primeiros sinais de uma reação alérgica.

O que é uma alergia?

Uma alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico em resposta à exposição a certas substâncias comuns no meio ambiente. Essas substâncias chamadas de ALÉRGENOS, são normalmente vistas como inofensivas pelo sistema imunológico em indivíduos não alérgicos. Contudo, em pessoas alérgicas, o corpo reconhece o alérgeno como estranho e o sistema imunológico gera uma resposta maior e mais intensa.

O que causa esta condição?

As substâncias produtoras de alergia são chamadas de “alérgenos”. Nesse sentido, são exemplos o pólen, ácaros, fungos, pelos de animais, alimentos e medicamentos. Assim, quando um indivíduo alérgico entra em contato com um alérgeno, o sistema imunológico desenvolve uma resposta por meio do anticorpo IgE ou através das células imunológicas.

Quem pode ser acometido pela alergia?

A história familiar, ou genética, desempenha um papel importante, com um risco maior de acometimento se os pais ou irmãos tiverem alergia. No entanto, existem vários outros fatores de risco para o desenvolvimento de condições alérgicas. Crianças nascidas de cesariana têm maior risco de alergia em comparação com crianças nascidas de parto normal. Além disso, a exposição à fumaça do tabaco e à poluição do ar aumentam o risco de alergia.

Quais alergias são mais comuns?

Os sintomas alérgicos podem acometer várias regiões do corpo, tais como olhos, nariz, pulmões, pele e o sistema digestivo. Embora as várias doenças alérgicas possam parecer diferentes, todas resultam de uma resposta imunológica exagerada a substâncias alergênicas em indivíduos sensíveis.

  • Rinite alérgica: geralmente é causada por alérgenos caseiros, como ácaros da poeira, pelos de animais ou fungos. Também pode ser ativada por pólens de árvores, grama ou arbustos. Se manifesta principalmente no nariz, os olhos e a garganta.
  • Asma: condição respiratória que resulta da inflamação e hiper-reatividade brônquica nas vias respiratórias inferiores. Leva ao estreitamento recorrente e reversível dos brônquios, causando chiado e falta de ar.
  • Conjuntivite Alérgica: resulta da inflamação das membranas que cobrem a superfície do globo ocular e a superfície inferior da pálpebra. A inflamação ocorre como resultado de uma reação alérgica, não sendo de origem infecciosa.
  • Eczema ou Dermatite: ocorre em indivíduos com risco de outras condições alérgicas (asma e rinite alérgica). Surge pela exposição direta ao alérgeno na pele (Ex. Dermatite de Contato) ou a sensibilização se faz indiretamente através do aparelho respiratório ou do trato digestivo como porta de entrada (Ex. Dermatite Atópica). Causa muita coceira, pele seca, escoriações e inflamação associada, ou não, a infecção.
  • Urticária: reações na pele que lembram erupções, vermelhas, salientes e que coçam e podem ocorrer em qualquer parte do corpo. Surge devido a uma alergia a alimentos ou medicamentos, embora possa resultar também de uma infecção viral em crianças.

Qual médico trata a alergia?

São Médicos que tem o Certificado de Especialista pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). Muitos alergistas tratam crianças e adultos, mas alguns são especializados apenas em qualquer um dos grupos de pacientes.

O diagnóstico de alergias começa com uma história detalhada dos sintomas e exame físico. A maioria dos pacientes com alergias têm outros membros da família com doenças alérgicas. Os testes cutâneos e, às vezes, exames de sangue (níveis específicos de IgE) podem ajudar no diagnóstico preciso da causa.

Para descobrir qual tratamento é mais eficaz no combate ao seu processo alérgico, procure o médico. Somente ele é capaz de investigar e orientar corretamente o processo de melhora da alergia, tratando a causa e não o sintoma .

Conte com os profissionais da CALL CLINICA! Entre em contato, agende sua consulta e trate sua alergia com quem entende.

Veja outros posts

Entenda melhor a reação alérgica que atinge adultos e crianças!

Saiba mais sobre a Dermatite Atópica

Entenda melhor a reação alérgica que atinge adultos e crianças! No artigo de hoje, você confere mais informações sobre a Dermatite e a importância

Você conhece quais são os tipos de alergia ? Saiba agora os principais tipos !

Conheça os tipos de alergia mais comuns

A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico após a exposição a uma série de agentes, em indivíduos predispostos geneticamente. É também chamada