A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico após a exposição a uma série de agentes, em indivíduos predispostos geneticamente. É também chamada de reação de hipersensibilidade. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, cerca de 30% da população brasileira possui algum dos tipos de alergia. Você conhece os tipos de alergia mais comuns? Acompanhe!
1- Alergia Respiratória
A alergia mais comum, principalmente em crianças e adolescentes, são as alergias que afetam as vias aéreas. Também podendo estar associada à sinusite, são essas alergias que provocam a rinite e a asma alérgica.
2- Alergia de Pele
Apesar de apresentarem sintomas muito parecidos, os tipos de doenças alérgicas da pele podem ser diferentes. Na grande maioria dos casos, o contato com fatores externos são os responsáveis pela reação inflamatória da pele, que são:
- Dermatite atópica;
- Dermatite de contato;
- Urticária.
3- Alergia ocular
Como os olhos já têm uma sensibilidade por natureza, acabam sendo mais suscetíveis à alergias causadas por alérgenos comuns. Por conta disso, a conjuntivite alérgica é a alergia ocular mais conhecida. Como essa alergia é causada, principalmente, por ácaros e pólen, diferente das outras, ela não é contagiosa. Não é necessário nenhum tipo de tratamento, já que a conjuntivite alérgica só causa irritação, vermelhidão, coceira e lacrimejamento.
4- Alergia alimentar
estão diretamente ligadas a reações imunológicas associadas a algumas proteínas de alimentos. As alergias alimentares mais comuns são:
- Soja;
- Trigo;
- Ovo;
- Amendoim;
- Peixes;
- Mariscos;
- Lactose.
Essas alergias podem surgir na infância – podendo sumir com o passar do tempo – ou só na vida adulta mesmo. É um tipo que exige atenção, pois só é possível descobrir ao ingerir o alimento em questão ou fazendo exames. O tratamento mais eficaz é não consumir mais o alimento que causa a alergia.
5- Alergia medicamentosa
A importância de ler as bulas é que nelas contém todas as informações sobre as reações adversas que todo medicamento tem. As reações alérgicas fazem parte dessas reações, sendo algumas facilmente controláveis e outras nem tanto, podendo levar até à morte.
Algumas das reações alérgicas a medicamentos são:
- Urticárias;
- Erupções cutâneas;
- Inchaços;
- Crises de asma;
- Rinite;
- Dificuldades respiratórias;
- Queda de pressão arterial;
- Choque anafilático.
Quando é hora de buscar ajuda médica?
Qualquer pessoa com sintomas de alergia deve procurar o especialista, mas se os sintomas forem graves — falta de ar, inchaço nos lábios ou olhos — a procura pelo serviço de emergência é indicada.
A alergia e as doenças alérgicas são tratadas com a associação do tratamento clínico às medidas de controle ambiental, para o sucesso e controle do quadro.
Para mais informações sobre esse assunto, entre em contato. Estamos aqui para te proporcionar mais qualidade de vida. Agende já sua consulta!