Saiba tudo sobre essa reação alérgica que atormenta adultos e crianças
Dermatite atópica. Duas palavras que, só que de falar, já causam coceira, erupções, escoriações e descamação na pele de muitas pessoas, não é mesmo?
Então, fique atento ao texto de hoje, que abordaremos esse tema e a importância de consultar o especialista o mais breve possível. Acompanhe!
Afinal, o que é a dermatite atópica?
Antes de mais nada, é importante saber o que é essa doença. Em suma, a dermatite atópica é uma condição crônica da pele caracterizada por pele seca e com coceira. Além disso, é frequentemente referida como eczema, uma palavra que se refere a um grupo mais amplo de doenças de pele.
Logo, “dermatite” refere-se a uma condição inflamatória da pele e “atópica” a doenças causadas por reações alérgicas com tendência hereditária (atopia).
Quais os sintomas da dermatite atópica?
Primeiramente, a pele seca e a coceira são os principais sintomas da doença. No entanto, há mais sinais que caracterizam esse problema.
Logo, a erupção cutânea e vermelhidão também fazem parte do surto da dermatite atópica. É importante reforçar que coçar causa um “alívio” na hora, mas pode proporcionar inflamações e até infecções na pele.
Por outro lado, a dermatite atópica pode manifestar sintomas específicos em cada fase da vida.
Nos bebês
Os recém-nascidos podem ser acometidos por essa doença e apresentar sinais como:
- pele seca, com coceira e escamosa
- manifestação no couro cabeludo ou bochechas
- erupção que pode ser úmida e drenar um fluido claro
Nas crianças
Já nas crianças, a dermatite atópica pode manifestar sintomas como:
- erupção nas dobras dos cotovelos, joelhos ou ambos;
- manchas escamosas de pele no local da erupção;
- manchas na pele esbranquiçadas ou escurecidas;
- pele extremamente seca e escamosa;
- erupções cutâneas no pescoço e no rosto, especialmente ao redor dos olhos.
Os adultos que tiveram dermatite atópica quando crianças podem apresentar descoloração da pele que se irrita facilmente.
O que causa a dermatite atópica?
A dermatite atópica tem causa conhecida, não é contagiosa e resulta da presença de muitas células inflamatórias na pele. Além disso, as pessoas acometidas por esse problema têm uma barreira da pele comprometida em comparação com a pele normal.
Então, por conta dessa condição, as pessoas com esse problema têm a pele mais seca, mais propensa à perda de água e à entrada de alérgenos, bactérias, vírus e irritantes. Tudo isso leva ao desenvolvimento de erupções cutâneas vermelhas e coceira.
Ainda mais, situações comuns do dia a dia podem servir de gatilho para o problema, como:
- banhos quentes;
- coçar;
- suor;
- tempo quente ou frio e seco;
- sabonetes, detergentes e produtos de limpeza;
- lã e tecidos sintéticos;
- irritantes físicos (sujeira, areia, fumaça);
- alérgenos (pólen, caspa de animais domésticos, poeira);
- exercício extenuante;
- estresse.
Como é feito o tratamento?
A dermatite atópica é uma condição crônica e, nesse sentido, algumas medidas diagnósticas podem tratar a causa e aliviar os sintomas desse problema.
Acalmar a pele reduz o estresse e ajuda a prevenir arranhões excessivos que levam a infecções cutâneas.
As opções de tratamento variam entre cuidados com a pele, medicamentos prescritos e mudanças no estilo de vida.
A melhor medida preventiva é hidratar a pele. Isso melhora a função da barreira cutânea. Assim, a pele mais saudável fica irritada com menos frequência e fornece uma barreira melhor contra alérgenos e irritantes.
Quando devo procurar o médico?
É fundamental procurar o especialista assim que notar os primeiros sintomas da dermatite atópica. Portanto, não hesite em buscar orientação médica, pois quanto mais breve tiver contato com o médico, mais eficaz será o tratamento.
Então, cuide da sua saúde e tenha mais qualidade de vida. Para saber mais sobre essa condição, entre em contato pelos nossos canais de atendimento. Conheça o trabalho dos profissionais da Call Clínica!