Mitos e verdades sobre a asma

Asma Call Clínica

Compartilhe o Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A asma é, em suma, uma doença que afeta as vias aéreas inferiores, os brônquios, causada pela inflamação destas regiões. Nesse sentido, produz estreitamento (contração da musculatura) dos brônquios, hipersecreção de muco e processo inflamatório da mucosa, levando a sintomas como tosse, respiração ofegante e falta de ar.

Além disso, pode proporcionar grandes problemas na rotina diária do paciente acometido, chegando a causar risco de vida para quem sofre de crises de asma.

Assim, esta condição pode ser controlada com acompanhamento médico. Em algumas épocas do ano, sua manifestação pode ser mais incisiva, o que necessita de monitoramento de um especialista para ajustar o tratamento de acordo com sua situação. 

Hoje, vamos falar alguns mitos e verdades sobre esta doença que atinge cerca de 6,4 milhões de brasileiros! Confira:

  • A asma é mais comum em meninos 

MITO! A doença acomete ambos os gêneros. 
  

  • A “bombinha” de asma vicia 

MITO! O bronco dilatador de curta ação ou medicação de resgate alivia momentaneamente a falta de ar quando inalado. O que acontece, muitas vezes é que o paciente não trata a asma de maneira contínua – o que não é o correto – e necessita das bombinhas com maior frequência, mas isso nada tem a ver com “vício”. 

  • Asmáticos não podem conviver com animais de estimação  

MITO! As pessoas asmáticas podem conviver com animais, observando também se esses pets não desencadeiam um processo alérgico. Portanto, a higienização é fundamental: banhos periódicos e os locais sempre limpos e arrumados. É importante também evitar os animais no quarto da pessoa com asma, evitando pelos, peles descamadas, sujeira. 

  • Asma e obesidade podem estar diretamente relacionadas  

VERDADE! O excesso de gordura no corpo leva a altos níveis de leptina e citocinas inflamatórias, que estão ligadas ao surgimento da asma. Além disso, a obesidade altera propriedades mecânicas do sistema respiratório.

Mantenha-se sempre informado para lidar com a asma da melhor maneira possível. A Call Clínica sempre ao seu lado e com os melhores tratamentos das alergias! 

Veja outros posts

Pele com reação alérgica

Imunoterapia na dermatite atópica

Afinal, o que e IMUNOTERAPIA? Consiste na aplicação de alérgenos, por via oral ou subcutânea, em indivíduos sensibilizados por vários tipos de substancias, tais

Asma Call Clínica

Mitos e verdades sobre a asma

A asma é, em suma, uma doença que afeta as vias aéreas inferiores, os brônquios, causada pela inflamação destas regiões. Nesse sentido, produz estreitamento (contração da musculatura)