Entenda a evolução desse problema no seu corpo e a melhor forma de enfrentar essa condição.
A urticária é uma reação alérgica na pele que pode ser desencadeada por muitos fatores, e que precisam de muita atenção e cuidado.
Portanto, acompanhe o artigo de hoje e saiba como esse problema se manifesta.
O que é a urticária?
Em suma, é uma reação alérgica cutânea que causa erupções com coceira, que variam em tamanho de pequenas a grandes manchas. Além disso, também se caracterizada pela sua duração.
Dessa forma, pode ser:
- Aguda: com sinais e sintomas desaparecendo em menos de seis semanas;
- Crônica: quando a condição dura mais de seis semanas.
Por outro lado, a urticária também pode ser classificada de acordo com a sua causa:
- Urticária induzida: quando se manifesta por alguma condição que pode ser identificada, como drogas, infecções, estímulos físicos e alimentos
- Urticária espontânea: quando ocorre sem uma causa aparente
Quais são os sintomas da urticária?
Os sintomas mais comuns dessa doença podem ser:
- Marcas avermelhadas (Urtica);
- Comichão variando de leve a intenso;
- Manchas redondas, ovaladas ou em forma das mais diversas;
- Pequenas pápulas elevadas ou extremamente grandes (Urticária Gigante).
Também pode ocorrer inchaço rápido, intenso e localizado, que atinge normalmente pálpebras, lábios, língua e garganta (Edema de glote). Este inchaço chama-se angioedema e, algumas vezes, dificulta a respiração, constituindo risco de vida.
Pessoas que já tiveram urticária ou angioedema, reações alérgicas ou histórico familiar da doença são mais propensas a serem acometidas por esse problema.
Como prevenir e tratar o problema?
A princípio, o mais eficaz é que a pessoa se afaste dos gatilhos que provoquem alergia. Portanto, é importante descobrir quais os gatilhos que causam o problema.
É importante que haja um diagnóstico preciso com o médico especialista, para que o tratamento seja o mais eficaz possível. De modo geral, é possível combater a urticária com medicamentos para aliviar a coceira ou outra medicação específica para reduzir os sintomas ou acalmar o sistema imunológico.
Assim, não deixe que a urticária se alastre pelo seu corpo. Ao notar os primeiros sinais do problema, vá ao médico!
Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, entre em contato! Conheça os nossos serviços e a equipe médica da Call Clínica e fique por dentro sobre essa condição!